Modelo de projeto

TÍTULO DO PROJETO (busca apresentar de forma bem reduzida o trabalho, de modo claro, objetivo e com a maior simplicidade possível, escrito em caixa alta)

1. APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO (Apresentar o contexto do projeto como um todo, tentando responder, de modo claro e convincente, acerca das preocupações e dos princípios que orientam o seu projeto. As explicações devem ser sucintas, considerando os seguintes elementos: a definição da problemática a ser tratada de forma; o período de execução do projeto, destacando elementos da importância da realização da ação; apresentação dos objetivos e justificativa/motivação do projeto; expor o roteiro de desenvolvimento das etapas do projeto, destacando os aspectos mais importantes. A introdução é o espaço para chamar atenção do leitor, levando-o à leitura do trabalho. O texto deve ser curto, mas muito bem organizado, levando o leitor a uma ideia geral das finalidades e dos objetivos do trabalho. A situação ideal é a escrita da introdução ao término da escrita do projeto, mas ela pode ser escrita no começo, até como um roteiro para o aprofundamento dos outros itens, devendo ser revista ao término da escrita do projeto. O importante é que a introdução seja curta, mas que possa traduzir os motivos e a importância da realização do projeto.)

2. JUSTIFICATIVA/MOTIVAÇÃO (Na justificativa será apresentada as razões de ordem teórica e/ou prática para a realização do projeto. O texto deve ser convincente e deve tentar responder às seguintes questões: Por que fazer este projeto, nesse local, envolvendo esse público e nessa temática? Qual a importância ambiental (econômica/social/ecológica) para a realização do projeto? Quais as vantagens e os benefícios que a realização do projeto vai proporcionar?)

3. BENEFÍCIOS ESPERADOS (Esse item deve identificar os resultados da realização do projeto, devem ser escritos com substantivos numa relação direta com os verbos no infinitivo dos objetivos, que se constituirão na expectativa dos resultados que se espera alcançar.).

4. OBJETIVOS (Os objetivos devem ser elaborados na relação direta com os benefícios esperados com a realização das atividades que serão realizadas, trata-se de responder: ao que você pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto, devendo serem escritos com verbos que indiquem ação (realizar, organizar, preparar, conhecer, envolver, orientar) e organizados em Objetivo Geral e Objetivos Específicos, como nos itens a seguir.).

4.1. OBJETIVO GERAL (É o objetivo que engloba todos os objetivos específicos, por isto deve ser escrito com uma frase mais geral. Ele é o resultado máximo a ser alcançado com todas as atividades realizadas pelo projeto, considerando cada objetivo específico. Para identificar o seu Objetivo Geral responda a pergunta: O que quero alcançar ao final do projeto?).

4.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Cada Objetivo Específico deve definir um conjunto de metas a serem alcançadas por meio da realização de atividades. Todas estas vão promover o alcance do Objetivo Geral. Para identificar os Objetivos Específicos responda à pergunta: O que eu vou fazer?).

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (Neste item, considerando os atores/grupos sociais a serem envolvidos você vai informar os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos, os conteúdos a serem trabalhados e os recursos que serão usados para você alcançar seus objetivos. Para identificar os seus procedimentos metodológicos responda à pergunta: Como vou fazer para alcançar cada objetivo específico determinado?).

6. METAS A SEREM ATINGIDAS E ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

6.1. META (Definir quantitativamente as etapas do que você precisa fazer para alcançar cada Objetivo específico, considerando os procedimentos metodológicos já propostos.).

6.2. ATIVIDADE (Definir cada atividade a ser realizada para o alcance da meta.).

7. QUADRO SÍNTESE DE OBJETIVOS, METAS, SUBMETAS/ATIVIDADES A SEREM ALCANÇADOS/REALIZADAS E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

 

Objetivo específico

Metas

(no máximo 10 metas)

Atividades

Comprovação da atividade

(espaço para upload das comprovações: vídeo, foto, relatório, ata etc.)

Público-alvo

Cronograma de execução

1

2

3

4

5

6

Objetivo Específico 1.

Meta 1.1

(Descrever meta)

                 
                 
                 

Meta 1.2

(Descrever meta)

                 
                 
                 
                 
                 

Objetivo Específico 2.

Meta 2.1

(Descrever meta)

                 
                 
                 

Meta 2.2

(Descrever meta)

                 
                 

Meta 2.3

(Descrever meta)

                 
                 
                 

OBS: Roteiro ilustrativo de quadro síntese de projeto, ficando a quantidade de objetivos, metas e submetas/atividades, definidos de acordo com cada projeto, devendo também ser considerado o tempo de execução informado para a realização dos projetos.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Identificar os materiais escritos por outras pessoas que foram consultados, podendo estes serem indicados, no texto do projeto. Para elaboração da relação de outros autores consultados utilizou-se o conjunto de regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Estas obras devem ser citadas em ordem alfabética).

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Ir ao início